"Serenidade e felicidade andam juntas, assim como maturidade e calma."

Pessoas maduras são mais calmas. Perceberam que não adianta se estressar com problemas alheios. Porém, têm a percepção clara do tamanho da sua responsabilidade. Quem se irrita com coisas bobas, normalmente não nota que são conseqüências de suas próprias decisões do passado. Ou então, são acontecimentos com os quais não tem relação pessoal direta e, portanto, um desperdício de energia.

Não confunda calma ingênua com calma serena. É sutil, mas acredito que consigo distinguir.

Pessoas serenas têm um brilho no olhar, uma energia a mais, algo indescritível que faz os mais observadores prestarem atenção em suas atitudes, mesmo as mais simples. São pessoas admiráveis.

Pessoas ingênuas são pessoas "deixa a vida me levar", sem ambição de escolher o próprio destino. Tem gente que é feliz assim. Mas percebo ser uma felicidade fraca.



Maturidade, independe da idade. Pra mim, é auto-conhecimento. Saber seus defeitos e qualidades gera um caminho a seguir para o crescimento pessoal. Ter um caminho vira calma e perseverança.

Um comentário:

Unknown disse...

Acredito que ainda estou no meio termo entre a pessoa madura calma e a pessoa irritada e infantil. Ou seja simplesmente desvio bipolar, é o que parece, às vezes. Melhor assim do que a ingenuidade, nesse ponto eu concordo. A felicidade só é completa quando a construimos com nossas mãos, e sabemos que foi pelo nosso esforço que ela conseguiu acontecer (os momentos, pq também n acredito em felicidade plena em tão tenra idade...)